sexta-feira, 10 de julho de 2015

Em busca de respostas! Porque as pessoas com síndrome de marfan são magras? Porque é tão difícil engordar? Como engordar?

Estas perguntas são muito comuns de se encontrarem nos comentários de vários websites. Por  isso, tentarei hoje abordar este assunto.

Inicialmente é necessário rever alguns conceitos "A síndrome de Marfan é uma doença no tecido conjuntivo" (1), logo é  lógico questionar-nos de qual a função do tecido conjuntivo. 
“Apesar de serem atribuídas muitas funções aos tecidos conjuntivos, as suas funções básicas incluem:
- Fornecer suporte estrutural;
- Servir de meio para trocas;
- Ajudar na defesa e na proteção do corpo;
- Funcionar como local para armazenamento de gordura" (2).

Ora aí está uma pista! Sabe-se que existem anomalias no tecido conjuntivo dos portadores desta síndrome e, tendo em conta que uma das funções básicas do tecido conjuntivo é armazenar gordura, parece-me lógico que o facto de não engordarmos seja natural. No entanto, vale a pena relembrar que este post não se trata de um artigo científico, e sim, tal como referi no princípio, uma tentativa de compreensão da magreza nos marfanóides.


De fato é difícil engordar com esta genética. Já houve alturas em que engordei propositadamente, de forma pouco aconselhada, 2 kg num espaço de um mês.  É possível engordar sim, com a ingestão de calorias diárias num valor muito acima do que o nosso corpo necessita recorrendo a alimentos pobres em termos nutritivos. No entanto não o aconselho a fazerem, pois para além de tê-los perdido em três semanas (nos períodos de stress o meu metabolismo queima muitas calorias) também esta ingestão não faz parte de um estilo de vida saudável.
Por isso prefiro deixar outra mensagem, se querem aumentar de peso devem recorrer ao aumento da massa muscular! Mas desde já digo para não terem expectativas pois podem desiludir-se. Se esperam ter com o treino um corpo de músculo inchado esqueçam (felizmente é um corpo que não aprecio muito, aliás penso que cá em Portugal, apesar de haverem cada vez mais adeptos, são poucas as mulheres que valorizam/gostam desse tipo de corpo). 

No entanto, é possível criar um músculo desenhado, bonito e definido com esta genética (ponto a favor!). O facto de termos pouca gordura permite que com pouco tempo de treino se consiga rapidamente visualizar a definição da massa muscular (algo que demora muito tempo a quem tem uma maior percentagem de massa gorda).


Deixo aqui algumas sugestões dos meus desportos de eleição para obterem bons resultados:
- pilates/yoga: este treino para além de ajudar a tornar as nossas costas mais fortes (e a reduzir as dores de costas frequentemente provocadas pela escoliose), permite obter também um corpo tonificado e em equilíbrio (Falarei mais sobre este assunto na próxima vez).
- máquinas/musculação: permite obter aumentos de massa muscular mais rapidamente.
Não coloquei desportos como natação, atletismo, futebol, etc, porque exigem um consumo elevado de calorias, que resulta na diminuição de massa gorda.

Referências


1 comentário:

  1. Olá Cláudia! Mesmo tendo já algum tempo que publicou este artigo, gostei bastante e cá estou a comentar. Me chamo Júlio, tenho 1:81 de altura e peso 50 kg, tenho 21 anos e sou Brasileiro. Não sei de fato se tenho a síndrome, mas acho que tenho sim, apesar de minhas proporções corporais serem normais, tenho cifose, pectus excavatum, hipermobilidade nos ombros e na base dos polegares, além das características faciais como o rosto fino, palato alto e arqueado, fiz um Ecocardiograma aos 18 que acusou um discreto sopro na válvula tricuspide e pulmonar, fora isso tudo normal, também não apresento problemas oculares (eu acho), mas enfim, meu peso não me incomoda, chego até a gostar da minha estrutura extremamente magra, me vejo quase como um alienígena (gosto disso), mas enfim. Gostaria de saber como você descobriu sua síndrome e se tem algum alimento que me recomenda comer para tentar ganhar um pouquinho de peso (Porém sou vegetariano, isso talvez dificulte um pouco) e como você lida com a síndrome?

    ResponderEliminar